quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Folclore brasileiro- Parte I Lendas e histórias...de terror


Folclore brasileiro- Parte I Lendas e histórias... de terror




No último dia 22 de agosto, foi celebrado o Dia do Folclore, assunto esse tratado nas escolas primárias para o conhecimento de cada cultura em determinada região. Todos nós sabemos que o folclore é a cultura de cada região com suas lendas, histórias ,músicas, comidas típicas, vestimentas...
Mas, será que já percebemos também que este folclore apresentado pra nós, muitas vezes parece mais uma história de terror?! As lendas contadas através dos livros ilustrados ou até mesmo por um parente mais próximo e antigo dá um toque a mais de suspense...



Vamos a elas: Saci -pererê;Mula sem cabeça; O curupira/ Caipora; Boi da cara-preta; Lobisomem; Boi tatá; Yara; O boto; Matinta Pereira, A cuca; A história triste do guaraná, Mãe d'água, Pisadeira,Mãe de ouro,Negrinho do pastoreiro, Vitória-régia, enfim..
Todas essas histórias são apresentadas para as crianças de uma maneira bem leve, para não assustá-las, mas não adianta é falar no lobisomem, ou saci que eles muitas vezes ficam “ apavorados”... Realmente o nosso folclore não encanta muitos esses pequenos... Saber a cultura de cada região é importante, mas se juntarmos TODAS essas histórias e lendas vai parecer mais uma viagem ao trem fantasma!!!!!!
A data foi criada em 1965 através de um decreto federal e de lá pra cá foi implantada nas escolas, muitas vezes em forma de celebração.
Seria melhor se essas lendas e histórias fossem mais brandas, menos agressivas, mas mostramos essas histórias logo na primeira infância, e muitos pais apresentam de forma errada, para o filho ficar quieto dizendo assim: -Ei menino se você não parar vou chamar o bicho papão! Ou, vai dormir cedo, se não o boi-da cara preta vai te pegar, hein? É aterrador!!!!!!!!!!
Pior é sonhar com a mula-sem cabeça !!!!!! Se você se perder na mata, vai achar o Curupira!!!!!
São tantas as frases utilizadas para impor limites nos pequenos que os pobres coitados dos personagens sofrem a má influência de serem maus, como se já não bastasse suas histórias...
Portanto, apresentaremos aos nossos mirins os personagens como eles são, mas falando de forma agradável que são apenas lendas... Os personagens do foclore brasileiro já são assustadores por demais!!!!!!!!
Histórias passadas de geração pra geração, muitas vezes distorcidas, e que não substuiremos estes personagens pelo famoso HOMEM DO SACO!!!!!! 



Por: Hosana Leonor

5 comentários:

  1. OLÁ ROSANA VISITEI O SEU BLOG E ME TORNEI SEGUIDORA DELE. O BLOG ESTÁ EXCELENTE, GOSTEI DEMAIS. A MATERIA DO FOLCLORE ESTÁ SUPER INTERESSANTE. PARABENS!
    VISITE MEU BLOG http://livialibras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lívia...
    Fico feliz por ter gostado do conteúdo e do blog,meu objetivo é justamente trazer-lhes informação e opiniões sobre estes temas. Volte sempre que desejar...Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sou escritor (nas horas vagas), jogador e narrador de RPG, uma de minhas ideias de uns tempos para cá foi trazer nossas lendas do "mundo colorido e fofo" para o mundo das trevas, trazendo a público muitos dos "horrores" de cada lenda, claro que me baseando nos contos e fazendo algumas alterações fiz um compilado mostrando mais ou menos os míticos de nossa lenda, a propósito seu blog é muito bom e foi muito utilizado por mim para essas ideias que tive, seu blog é uma inspiração.

    Continue o bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ Cyriatan...

      Muito obrigada pelo elogio, poxa, fico muito feliz quando alguém gosta do meu trabalho. Eu faço com prazer e é pra ser explorado mesmo! Por enquanto ,não penso em parar de escrever e nem de alimentá-lo, mas se tivesse com a ideia, iria pensar 1.000 vezes depois deste comentário. Sucesso nos teus negócios e se quiser, a página do face está a disposição.
      SUCESSO!!!!

      Excluir
  4. Olá Frank Lucas

    Muito obrigada pela colaboração das lendas não citadas no texto!!!! :) Sucesso e continue visitando o blog!!!

    ResponderExcluir