quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A HISTÓRIA DO HALLOWEEN


A HISTÓRIA DO HALLOWEEN
 
 

Como todos sabemos o Halloween não é uma cultura  brasileira e sim americana.
                            Mas como surgiu o Halloween?
A história do Dia das Bruxas começou com a tradição dos celtas, povos que habitavam a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre 600 a.C. e 800 d.C. Apesar do nome que é dado hoje, a festa não tinha nada a ver com bruxas. Era um festival do calendário celta, o festival de Samhain, celebrado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, que marcava o fim do verão. Esta data era sagrada para os celtas, pois eles acreditavam que neste dia o véu que existe entre os mundos real e o dos deuses e mortos ficava mais tênue. Entre o por do sol de 31 de outubro e o amanhecer do dia 1º de novembro, ocorria a noite sagrada – em inglês hallow evening. Por isso essa noite passou a ser chamada de noite de Halloween. As bruxas só entraram na tradição do Halloween por volta da Idade Média, quando a Inquisição perseguiu homens e mulheres pagãos. Estes pagãos recebiam o nome de bruxos e eram queimados na fogueira. Com o tempo, os imigrantes descendentes dos celtas, em sua maioria irlandeses, levaram essa tradição aos Estados Unidos, e agora vários países do mundo comemoram a festa de Dia das Bruxas. (http://www.bloglouco.com/historia-do-halloween-qual-a-origem-da-festa-de-halloween)
O fato é, nada se tem haver com o que estamos acostumados a ouvir, que os mortos vêm a terra em forma de zumbis.
Outra curiosidade é que os pequeninos Nova iorquinos saem as ruas batendo de porta em porta com seu famoso bordão: “Gostosuras e Travessuras”  para adquirir doces fantasiados de fantasmas, bruxos, enfim...
A casa que NÃO lhe ofertar um doce, sofrerá as consequências destes pequenos com travessuras.
Uma variedade de roupas e acessórios são apresentados nesta época e consumidos também. Abóboras, morcegos, fantasias de bruxas e de caveira entre  outros fazem a ornamentação desta festa. 
No Brasil, esta cultura não é vista de forma “agradável”, por ser de outro país. Mas escolas bilíngues já introduziram em seu calendário esta festa por fazer parte de uma tradição americana, e fazem um sucesso enorme entre a gorotada!
 
 
 
Por: Hosana Leonor  

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog adorei o post.
    http://snestalgia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog. Parabéns! VitorWillimar - http://www.vamosfalardefinancaspessoais.com

    ResponderExcluir