quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

QUANDO CONTAR AOS PEQUENOS QUE PAPAI NOEL NÃO EXISTE?


Quando contar aos pequenos que Papai Noel não existe ?
 

Ele sempre é lembrado nesta época natalina e ao longo de todos os tempos. Esta figura do Extremo Norte que há séculos atrás é conhecido como São Nicolau só ficou  famoso em 1931, após uma campanha da Coca-Cola quando seu modelito  ficou vermelho e adotou um gorro. O objetivo inicial da empresa era aumentar as vendas do refrigerante no inverno, mas o sucesso da campanha foi tão grande que a Coca-Cola passou a adotar a figura do Papai Noel como um dos símbolos da marca, e o público a adotou como símbolo oficial do Natal.
E qual o objetivo do Papai Noel?
Seu objetivo é levar  sonhos até os pequeninos transformando seus desejos em reaidade. Trabalhar a imaginação. 
Mas e quando este desejo por algum motivo não se realiza?
Papai Noel é a figura da esperança que povoa os pensamentos destes mirins e fazê-los acreditar é manter a fantasia acesa. A imaginação presente na vida destes menores.  Quando um desejo não se realiza, essa criança passa a desconfiar da tal existência.
Então, quando contar que ele não existe?
Muitas vezes a criança também questiona os pais quanto a esta existência, apresenta-se aí um bom momento para dizer-lhe a verdade. Por volta dos 6 , 7 anos a criança já começa a distinguir o que é real do imaginário , mas somente os pais poderão saber o  momento certo  em que esta criança já estiver preparada para receber a verdade, ou seja,quando já estiver madura .
Algumas vezes o conhecimento deste fato se dá por formas traumáticas. Através de um irmão mais velho, amigo de escola, pai sem dinheiro nesta época. Formas de dizer a verdade nua e crua.
Acreditar em Papai Noel é acreditar a fantasia de que seu desejo será atendido, é acreditar no inexistente, é uma forma acolhedora de dizer: Tenha e ESPERANÇA tudo dará certo.

Bom NATAL para todos....
Por: Hosana Leonor

 

Um comentário:

  1. Olá querida tudo bem com você ? Espero que sim?
    Bom eu sempre fui e serei a favor de que se diga a verdade sempre!
    Penso que nos devemos desde cedo, falar para os nossos filhos de que papai noel é apenas uma invenção, desse mundo consumista em que vivemos e que muitas vezes não respeita as pessoas em si, condicionando as a crerem em ilusões como essa e muitas outras como coelhinho da páscoa rsrs.
    Não há situação pior do que enganarmos alguém e ,quando uma criança descobre que papai noel não existe e que não poderá realizar seus sonhos , é traumático e frustrante para muitos!!
    Assim penso, e sempre falei a verdade para minha filha desde pequena e ela nunca se sentiu triste por isso, pois sempre procurei dar a ela aquilo que posso e sempre me agradeceu por lhe falar a a verdade. Um abraço , Luciano!!

    ResponderExcluir