quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O brinquedo favorito

O brinquedo favorito


Nos dias de hoje, vê uma criança agarrada ao seu brinquedo favorito, é quase raridade. Na era tecnológica estes pequeninos querem é diversão no tablet e no vídeo- game, ok?
Mas, e quando essa infância ainda é movida por bonecos, bichinhos de pelúcia e carrinhos que inspiram cuidados? Só o pequeno pode tocar, só ele pode levar pra escola, só com este objeto que o mirim quer dormir? Entre 200 brinquedos aquele foi o escolhido!

Muitos pais não entendem o motivo do apego, mas no fundo do seu ser, o pequeno viu algo especial naquele objeto e não quer mais largar. 
Seja uma carência a ser suprida, um sonho de ser como ele, um amigo que lhe escuta, o companheiro inseparável de horas boas e horas ruins, quando se é criança abre-se um leque de possibilidades.
Por trás de um brinquedo favorito, há sempre uma história infantil a ser observada, analisada.

E o cuidado continua, para não quebrar, danificar ou até mesmo se perder. Perder, criança não sabe perder! Perder o seu brinquedo favorito pode render até mesmo uma insônia ou uma febre emocional. É importante que os pais, professores respeitem esta dor da separação.

Muitas vezes este brinquedo “sofre” as ações do tempo, perde o olho, alguma roda, é costurado diversas vezes, mas ele continua ali, resistente ao tempo, sendo o favorito da criança e com o passar do tempo, o pequeno torna-se adulto e o brinquedo que antes era seu companheiro fiel dá lugar a outras coisas, mais interessantes para a sua idade.

Chegou a vez de se desfazer do objeto. 
E agora? Doar, jogar fora ou simplesmente guardar?
Sim, guardar, porque não guardar algo que tornou a sua infância especial?
Todo mundo teve infância um dia, isso não é vergonha pra ninguém...

Ter algo que marcou sua infância pode ser tão prazeroso quanto qualquer outra coisa, além normal também. 
Porque se desfazer daquilo que um dia lhe trouxe alegria, te ouviu nos momentos tristes, viveu as maiores aventuras com você?

Na maioria das vezes estes brinquedos tornam-se favoritos após um desenho visto, uma série acompanhada, um personagem marcante, um presente de alguém especial.
No interior do Brasil, muitas bonecas especiais marcam a infância de meninas pobres, bonecas estas feitas artesanalmente por suas avós, mães, madrinhas, tornando especiais para elas.
Pra a criança o objeto escolhido para se tornar especial tem que ter um brilho, que somente o pequeno jovem irá identificá-lo. Não adianta os pais influenciarem a gostar de algo que não vão. É tudo natural...

Assim, como tudo passa, a infância também passa, mas o brinquedo fica lá, escondido na memória, escondido no coração...
E você, qual foi o seu brinquedo favorito?

Por: Hosana Leonor

Nenhum comentário:

Postar um comentário