quarta-feira, 8 de outubro de 2014

40 anos de Playmobill

PLAYMOBIL E FÓRUM PLAYBRASILMOBIL COMEMORAM ANIVERSÁRIO NO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL




Chegou a hora de cantar “Parabéns pra você” para o boneco Playmobil. Celebrando o aniversário em grande estilo, os colecionadores do Fórum PlayBrasilmobil estão organizando a exposição “40 Anos Playmobil – O sorriso mais famoso de todos os tempos”. O evento acontece no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, entre os dias 17 de outubro e 23 de novembro de 2014.

São quase 300 metros quadrados dedicados à história do Playmobil, desde seu nascimento em 1974, na Alemanha (fruto da Crise do Petróleo), até os dias atuais. Painéis gigantes contam a evolução do brinquedo ao longo das quatro décadas no Brasil e no mundo. Peças raras nacionais ocupam as
 vitrines ao lado das últimas novidades da Europa. Vários dioramas recriam cenários clássicos, como uma cidade do Velho Oeste e a conquista do espaço sideral, passando pela magia do Circo e o Mar dos Piratas.

O destaque desse ano fica por conta do 4° Salão de PlaymoArte – onde fotógrafos e artistas plásticos de todo o país mostram suas criações tendo como inspiração o sorridente bonequinho. Ali estão obras de Heberth Sobral (artista carioca, assistente do premiado Vik Muniz), Rodrigo Pereira e Lela Vianna Valério (com suas intervenções urbanas, como as “cabeças Playmobil”) e Louis Vasconcelos (ilustrador digital de Fortaleza); além dos fotógrafos Juliano Zanotelli (Florianópolis), Otavio Vicentini (Itapira, SP), Fernanda Araújo (Pouso Alegre, MG) e Maria Moysés (Belo Horizonte, conhecida internacionalmente por seu trabalho “iloveplaymo” no Instagram).



Paralelamente à comemoração dos 40 anos, os colecionadores do PlayBrasilmobil estão participando, a convite do museu, da exposição “Com a palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil”. Baseado numa gravura de Debret, foi montado um diorama que recria o momento do desembarque da arquiduquesa austríaca Dona Leopoldina, esposa de Dom Pedro, no Rio de Janeiro, em 1817. O cenário mescla bonecos originais com outros customizados, ou seja, artisticamente modificados para retratarem com mais fidelidade o período em questão. A Família Real e sua corte, soldados, escravos e o povo do Rio foram recriados em detalhes. Conferindo ainda mais charme ao cenário, o mar sobre o qual está montado o diorama é uma tela de autoria do conceituado marinhista Quental, criada exclusivamente para o evento.



O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, sem número, no Centro do Rio de Janeiro, e abre de terça a domingo. O ingresso custa R$ 8 (oito reais) de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca. Crianças até cinco anos de idade e idosos acima de 65 anos não pagam ingresso, assim como alunos e professores das escolas públicas. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros entre 60 anos e 65 anos pagam a metade do valor.

Serviço:
Exposição “40 Anos Playmobil – O sorriso mais famoso de todos os tempos

Local: Museu Histórico Nacional

Endereço: Praça Marechal Âncora, sem número (próximo à Praça XV) – Centro – Rio de Janeiro

Data: de 17 de outubro a 23 de novembro de 2014/ Prorrogada até 14 de dezembro de 2014

Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O museu não abre às segundas.

Ingresso: R$ 8 de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca.

Meia entrada: Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos.

Gratuidades: Crianças até cinco anos de idade; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia; sócios do ICOM (International Council of Museum); e funcionários do IBRAM e do IPHAN.



Agendamento de excursões: (21) 3299-0360 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br

 Colaboração do texto: Carlos Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário