quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Como os brinquedos pedagógicos ajudam no desenvolvimento da criança?

Como os brinquedos pedagógicos ajudam no desenvolvimento da criança?


Mês de fevereiro é mês de volta ás aulas e com isso, nossos pequenos enfrentarão novos desafios. Encaixar, moldar, construir, brincar, amarrar, infinitas possibilidades de desenvolvimento vão estar nas mãos destes pequeninos. Mas como eles farão isso? De que forma e quais serão os agentes interlocutores destes novos desafios?

Neste mês preparei um ESPECIAL sobre: Brinquedos pedagógicos. Sim, aqueles feitos de madeira ou feltro, de materiais diversos que ajudam na
coordenação motora da criança e que é um aliado para seu desenvolvimento.
Como brincar? Como apresentar este novo material? Observar, anotar a dificuldade em um determinado movimento, o simples ato de pinça, amarrar, abotoar. A criança tem que ter a mão estes objetos que ficam nas prateleiras das lojas  ou da estante da sala de aula esperando alguém alcançá-los.
É de suma importância o professor saber os objetivos de cada objeto e a forma de como abordar este pequeno para esta atividade  que merece uma atenção especial dentro da sala de aula ou mesmo diante de uma brincadeira junto com seu responsável.

Vários são os benefícios destes brinquedos, que além de coloridos apresentam formatos, tamanhos, texturas e modos diferentes. Um leque de informações podemos apresentar aos pequenos de maneira criativa e lúdica. É importante ter a mão um caderno para acompanhar o desenvolvimento da criança desde quando ela começou até o tempo estimado para sua realização. Fazer um ANTES e um DEPOIS ajuda a perceber qual era sua dificuldade e como esta foi trabalhada.



Muitas crianças com idades entre 4 a 7 anos não sabem abotoar suas camisas, amarrar seus sapatos, fechar feltro de suas calças, levando seus pais muitas vezes a fazerem por elas o que é uma tarefa delas.
O papel destes brinquedos na vida da criança é fundamental  para desenvolver a coordenação deste mirim, trabalhar movimentos delicados, de percepção, raciocínio entre outras capacidades para que atinjam seus objetivos . É fazer com que ele aprenda de forma dinâmica, criativa e divertida.

Fica a dica!

Hosana Leonor

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário