quarta-feira, 16 de março de 2016

Quais são os objetivos do licenciamento em um produto no varejo?


Quais são os objetivos do licenciamento em um produto no varejo?

Trabalhar com licenciamento no Brasil, não é uma tarefa fácil para o varejo, vários setores são influenciados por marcas e personagens, muitas delas com um valor bem alto para aquisição.
No segmento infantil, não é muito diferente. Um personagem só vai ilustrar um determinado produto após o lançamento de um filme, novela ou música, primeiro encanta, conquista fãs, para depois seu público–alvo ter o desejo de adquirir aquele produto licenciado. 


Quais são os objetivos de um licenciamento?


Agregar valor aos produtos, é um dos objetivos do licenciamento. Se um produto constar um personagem que está fazendo sucesso em um
determinado momento, este será disputado com um valor bem diferenciado dos demais, além da sua qualidade que está garantida ali. O cliente  entende que os personagens agregam valor e por isso, estão dispostos a pagar um pouco mais caro por ele.  


 Oportunidade de criar modismo, é outro objetivo do licenciamento, para não ficar diferente de um grupo o indivíduo usufrui dessa marca, que acaba se tornando forte em rodinhas de amigos. É fácil identificar um grupo quando se usa uma determinada marca ou um grupo de crianças que gostam de um mesmo personagem.


Aumentar a diferenciação em relação aos concorrentes, varejo que não tem algo novo, atraente e que chama atenção para seu estabelecimento é um varejo que precisa passar por modificações. Observar, estar atento ao que está acontecendo no mercado, no seu país, a sua volta, saber ao menos o último desenho que acabou de sair , o que as crianças estão curtindo , é uma forma de atrair público para sua loja.  Levar alguém fantasiado com tal personagem para o estabelecimento chama atenção, trabalhar com as cores deste no ambiente, colocar um filme, ou músicas  que lembre este  personagem no seu espaço, atrairá o cliente. 


 E por fim, atender de forma mais adequada a determinados segmentos de público, nem todas as marcas atendem o seu público da forma que ele merece, visto isso, deixam uma lacuna a desejar, ocasionando outras possibilidades de adesão a marca.

Não podemos esquecer o fato das falsificações que por diversas vezes nos deparamos com ela por aí no mercado informal, onde a qualidade deste produto é baixa causando muitas vezes insatisfação em seus consumidores.  



Por: Hosana Leonor




Nenhum comentário:

Postar um comentário